Curioso??

Curioso??

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Campo magnético da Terra


Terra


Um foguete russo colocar um trio de satélites científicos europeus em órbita ao redor dos pólos da Terra na sexta-feira para uma missão de quatro anos para mapear o campo magnético do planeta e aprender mais sobre por que o escudo protetor parece estar enfraquecendo.
A missão de US $ 280 milhões, chamado Swarm, é o primeiro a mapear as fontes e os pontos fortes do campo magnético da Terra, uma bolha invisível que protege o planeta da radiação solar e cósmica mortal.
Marte já teve um campo magnético e seus bilhões de desaparecimento de anos atrás é acreditado para ser a principal razão pela qual o planeta perdeu sua atmosfera e se transformou em um deserto frio e seco.
O principal gerador de campo magnético da Terra encontra-se profundamente no núcleo do planeta onde flui ferro líquido super-quente cria correntes elétricas que por sua vez produzem campos magnéticos, um processo conhecido como um "dínamo".
Os campos se estendem por milhares de quilômetros no espaço, criando uma bolha, conhecida como a magnetosfera, que desvia as partículas carregadas que fluem potencialmente perigosos a partir do sol e de fontes cósmicas.
Há alguma evidência de que o campo magnético da Terra está se enfraquecendo, talvez um sinal de que o campo está se preparando para virar. Registros geológicos mostram que acontece em média a cada 250 mil anos, mas a última vez que o campo magnético da Terra capotou era cerca de 800.000 anos atrás.
"Nós realmente precisamos de ir o que está acontecendo, porque ele tem um impacto sobre a vida", disse o gerente da missão Rune Floberghagen em entrevista Agência Espacial Europeia.
"Ele tem um impacto sobre o comportamento dos animais. Ele tem um impacto sobre os sistemas de navegação. Ela tem um impacto sobre um monte de coisas, coisas práticas para todos nós, não apenas os cientistas que gostariam de entender a própria Terra ", disse ele.
Swarm é projetado para descobrir as diferentes fontes de magnetismo da Terra, bem como correntes de estudo na ionosfera do planeta que podem interferir com o campo magnético proveniente do núcleo.
"Swarm está prestes a preencher uma lacuna em nossa visão do sistema Terra e em nosso acompanhamento das questões de mudanças globais", Volker Liebig, diretor da ESA para a observação da Terra, disse em um comunicado. 
Qual é o número de ouro
??? CAPICUA ??
7 Fotos de Marte que nos faz acreditar que existe vida lá


Nenhum comentário:

Postar um comentário

-